Qual a diferença para uma Miss no mundo?

23 07 2011

Em época de decidir quem será a próxima miss Brasil 2011, a gente para e pensa: será que há algo a mais por trás de um concurso de beleza?

Nas últimas semanas a maioria dos portais brasileiros tem exibido fotos de mulheres bonitas eleitas as mais bonitas de seus determinados estados, isso porque antes foram as eleitas das cidades. A rede Bandeirantes de televisão é a responsável por exibir o concurso do estado e do país, e depois o concurso Miss Mundo. Tá, mas e aí? Há tantas mulheres bonitas por aí e que nem sabem ou podem participar do concurso de miss, isso chega a ser importante para quê? Eu que quando posso assisto e chego a torcer, parei esses dias para refletir sobre isso pensando se não estava apoiando algum evento de futilidade e discriminante já que para ser miss há medidas a serem seguidas, que digamos uma boa porcentagem da população feminina não possui. Daí, fui pesquisar, pois precisava: a) atualizar o blog, b) descobrir isso para ter mais cultura, mesmo que seja inútil e c) escrever numa noite de sexta, já que o namorado está em reunião de trabalho.

Miss Simpatia Sandra Bullock

Tentei uma pesquisa rápida esperando encontrar alguma coisa parecida com o filme da Sandra Bullock “Miss Simpatia”, que mostrou os problemas vividos por cada garota para estar ali, o que significava para cada uma delas e que o prêmio dava oportunidades para cada uma fazer a diferença no mundo, e claro, de alcançar a paz mundial. Aqui no Brasil quando o concurso Miss Brasil surgiu nos meados dos anos 50, ele alcançava uma boa audiência, o intuito era encontrar uma mulher que representasse para o concurso Miss Mundo a beleza nacional, com a ditadura militar algum tempo mais tarde, o programa de misses sofreu toda a decadência e queda de prestígio. Desde a TV TUPI até os dias de hoje o concurso sofreu altos e baixos, mas nos últimos anos tem revelado beldades e ganhado telespectadores. Para participar do concurso há algumas regras:

– Ser brasileira, maior de idade, não ter filhos, nunca ter exposto partes do corpo em fotos nuas ou semi-nuas, ter no mínimo 1.70m (a realidade brasileira é essa, claro), ter no máximo 26 anos.

– Além dos três primeiros lugares há ainda o título de Miss Simpatia e Miss voto popular. Esse ano aqui o prêmio em dinheiro ao primeiro lugar é de R$200 mil mais um carro 0 km (bons motivos para tentar participar). No concurso estadual a primeira e segunda ganhadoras ganharam uma viagem e a terceira um curso de inglês (Miss São Paulo, não sei se foi o mesmo para os outros estados).

Ok já descobri um pouco da história, de como participar, dos prêmios, mas

Miss Brasil 2007

importância ainda… Quando achei a história do concurso Miss Universo descobri um juramento feio pela vencedora que diz que é dever delas espalhar a mensagem de paz e entendimento mútuo, parece trabalho de princesa para quem não tem sangue real. Fiquei tentando lembrar se vi alguma coisa da Natália Guimarães (Miss Brasil 2007) enviando essa mensagem depois que ela quase ganhou o Miss Mundo (perdendo da japs), mas veio de tudo na memória, até lembrar que ela namora com o Leandro do KLB (se o grupo existe ainda) e apresenta um programa de TV em Minas, ou a Renata Fan (Miss Brasil 1999) que apresenta um programa de esportes. Se o dever de uma miss é ajudar na paz, acho que as ações em que elas colaboram deveriam ser mais divulgadas, senão na minha memória só vou conseguir associar o concurso a uma competição de beleza sem fins benéficos. Mas, vamos torcer esse ano para ver se ganhamos o Miss Mundo, porque se depender do futebol, está difícil, hehe.

Miss Brasil: 23 de julho de 2011, pela Band
Miss Universo: 12 de agosto setembro de 2011, em São Paulo.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s