Reality Show: verdade ou mentira?

17 01 2010

Na semana passada estreou mais uma edição do BBB aqui no Brasil, um monte de gente não desgrudou os olhos da tela, da internet, do

Big Brother Brasil - Já deu né....

celular… o que possa conectá-los ao que acontece dentro daquela casa. Eu nunca gostei, tá certo que vez ou outra a gente assiste, mas ultimamente eu tenho me questionado sobre isso. Dessa vez foram mais de 16 mil inscrições de todo país, e eles chamam 5 participantes que já foram confinados em outras edições, depois selecionaram uma menina sem graça do twitter e um cara que se acha blogueiro porque publica fotos de sua intimidade em um blog. Sem contar os modelos em todas as edições.

Por que as pessoas insistem em querer participar disso? A seleção não é natural… só aparece quem já tem o pezinho na fama, de algum jeito. A maioria não acredita que tem roteiro para seguir dentro da casa, e que é armado a maioria dos paredões. O povo continua acreditando e assistindo. Como se eles também acreditassem que no banheiro da Gisele Bundchen eles vão encontrar Pantene ou no da Xuxa um pote de monange.

Outros realities colocam artistas para participar, eles oferecem prêmios em dinheiro e um baita marketing pessoal, como “A Fazenda” da Record, ou a “Casa dos Artistas do SBT“… e as pessoas continuam a dar ibope e importância. Vale mais ajudar um artista que saiu do foco, ou ajudar uma instituição de crianças carentes ou portadoras de doenças especiais?

Não vou criticar todo tipo de reality, eu gosto do “Troca de Famílias”, por exemplo. Ou da “Super Nanny”, ao menos eles ensinam alguma coisa, há uma troca de experiências entre os participantes e os telespectadores.

Outro dia li em algum lugar que daqui a alguns anos quando um participante do BBB for se aposentar,  o cara  do INSS vai perguntar: – Qual sua profissão? E ele responde: – Sou ex-BBB.

Pode ser que para alguns seja uma forma ótima de entretenimento, uma distração, um desejo de querer estar por lá. Mas, acho que tá na hora do povo brasileiro começar a exigir mais da televisão aberta, afinal, é uma forma também de educar e transmitir conhecimento ao público.

Quanto à galera que ainda acredita no BBB, aí vai uma dica: Mulheres façam plástica e malhem bastante, mostrar o corpo por lá é fundamental para uma edição da Playboy, Homens precisam ser sarados, ou no mínimo com potencial de o ser.

Anúncios

Ações

Information

8 responses

19 01 2010
Pensadora Compulsiva

Eu concordo plenamente com você!
Eu normalmente não assisto BBB e não perco meu tempo com isso.
Com certeza são roteiros, tudo programado para gerar audiência. Tem sempre um plano B caso a audiência caia…
Também acho que os programas deveriam ser mais educativos e éticos.
bjox

22 01 2010
Pitoca Sobrevivente

Pelo amor de deos, chego a ter ojeriza por BBB. Não consigo entender como um país para a fim de assistir algo, que ao meu ver, não acrescenta nada à vida de ninguém. Aliás, consigo, se assim não o fosse, as revistas de fofoca não venderiam, e como é sabido, a grama do vizinho é mais verde e a vida do outro é mais interessante que a minha.

Por ene vezes já fiquei boiando em conversas de roda de amigos e bares por não saber ao menos o nome de um participante, mas para não dar uma de mentiroso e dizer que nunca assisti, vi com certa frequência o de 2005, visto que minha namorada na época era BBBciada e até me fazia perder tempo votando neste ou naquele candidato.

Creio ser muito mais produtivo pegar o livro-origem dos BBBs da vida e lê-lo (1984 de George Orwell) e se satisfazer entendendo a crítica feita pelo autor às autoridades.

Batento mais uma vez no ponto: Não vejo lógica como algo que não acrescenta nada no dia a dia de ninguém pode parar um país. Mesmo algumas séries, algumas por mais idiotas que sejam, despertam algo no expectador, seja a lógica da trama ou mesmo uma reflexão sobre o assunto. Sobre o que refletir sobre o BBB? Se este ou aquele candidato merece ganhar um milhão de reais, ganhar mais dinheiro aparecendo em eventos, virando celebridade e talvez galgando uma carreira na tv enquanto eu continuo batalhando diariamente para comprar uma cesta básica. Exemplo disto é a tal da Grassi Massafera (é assim que se escreve né? tenho quase certeza). De ex-BBB à atriz global, que NA MINHA OPINIÃO como atriz é uma ótima capa de playboy, inerte.

Um fato que me deixou perplexo em 2008 foi um concurso em Taubaté-SP para escrituário onde (espero eu que pelo menos na categoria eles tenham acertado) na parte de atualidades houve questões sobre BBB (http://www.pitocadearroz.com/em-taubate-concurso-para-escriturario-tem-questoes-sobre-bbb-e-casal-global/).

Porém uma coisa eu tenho de admitir, os vídeos dos que nunca sequer chegaram perto de entrar no dito programa, são deveras divertidos e hilários.

Mudando agora de assunto… heheuheuhe
Então Van, tenho de mudar o header do blog sempre que possível né, algo estático demais acaba por enjoar e não entretem o visitante. Fiz até um comandinho em php pra deixar o header em random (Y). Mas ainda não resolvi se coloco em funcionamento ou não.

Quanto a você mudar o seu, não é possível, pois você usa o wordpress.com (diferente do wordpress.org, acho que você sabe) e não pode editar o código-fonte do tema. Enfim… Abraços

27 01 2010
odair sousa

concordo com tudo e um pouco mais

7 02 2010
Daniel Caetano

(rs) Olha, não sei se tem roteiro… mas se tem, o roteirista é muito RUIM! Pelo amor às coisas boas do mundo, como alguém consegue ficar assistindo BBB?!? 😛

26 03 2010
sil

Jesus me abane!!! Não vejo, nunca vi, nunca verei,hahahaha
bjs 🙂

27 09 2010
luz

Ridículo esse programa, uma mentira pura, e desculpa expressão mais um grupo de idiotice.
1 milhão para fazer pipoca, porque 1milhão de reais tá difícil.
Imagina se um milionário vai viver igual esses Big Brother???
Vejamos o grupo de milionarios do big brother:

Alguns desapareceram outros andam pedido emprego nas portas do fundo do Projac. Essa emisora paga muito mal seus atores e apresentadores, tem que virar escravo, imagina se um grupo de pessoas que interpretam vai ficar rico, A Grazi Massafera tinha que responder onde ela aprendeu atuar qual teatro??? no Big Brother. Ninguém ganha nada, é tudo mentira o máximo que ganha é fama dentro dos brasileiros fissurados na Globo, e tem mais, eles fazem pacto para não falar sobre esse assunto e depois desaparecem.
Cadê o Cléber Bambam, o Domini, o Alemão, o Rafinha, o Cawboi, a Cida e etc e cia??….
Esse povo nem se ouve falar, desapareceram, nem uma foto no Vídeo Show, são usados até manipular o Brasil depois a Globo consegue os milhões da emissora e manda se fuder o resto.
Espero ter ajudado a voces saber que é mentira.

28 01 2011
Danilo Landim

Só sei que toda vez que assisto, me divirto. Só não tô vendo agora porque a tv está no quarto da minha irmã. Pelo menos as edições 1, 5 e 10 foram interessantes (assisto de 5 em 5 anos)… rsrsrs

Vânia, você não acha que, na verdade, boa parte dos espectadores do BBB sabem que quase tudo ali é armação e fazem vista grossa? É igual ao cinema americano. Sabemos de muitos artifícios de montagem, da ilusão de realidade criada pelo cinema; mas, ao vermos as películas dessa categoria, vivemos uma espécie de ilusão consciente. Uma ilusão desiludida. Somos muito cínicos para acreditarmos no BBB.

Beijos e visite meu novíssimo blog:

http://minutosdeaporia.blogspot.com/

15 02 2011
laiane

gente, como explicar a paixao do povo brasileiro por esse tipo de programa???????????nao entendo…eu praticamante abomino a programaçao da tv brasileira, assisto apenas ao “Fantástico” , a alguns jornais e futebol. TV escola tem programas muito bons e a cultura é ótima, mas a “massa” prefere continuar desinformada e aceita tudo o que a midia impoe… Enfim, é o Brasil que vai continuar sendo sumisso a tido e a todos. TRISTE!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s