Caça oportunidades

5 12 2009

As pessoas que cursam Letras – como eu – têm como disciplina básica o latim. É nessa disciplina que a gente aprende muito da nossa gramática e o porquê de algumas palavras denominarem determinadas coisas nas línguas derivadas latinas.

O nosso velho e conhecido CV cabe direitinho nesse contexto, curriculum vitae na tradução para o português fica história da vida. No entanto, na prática mesmo é a história da nossa experiência profissional, e de cursos e atributos que temos para competir no mercado de trabalho.

Pensando em 2010, que já está quase aí, e em como a tecnologia junto à web devem progredir mais e mais, acho que já é hora das pessoas repensarem o jeito de como elas contam a história de suas vidas profissionais. Isso é válido para quem trabalha mais com comunicação, informática e meios que lidem direto com o mundo online, e talvez não, se você já é um profissional que está integrado ao mundo digital.

O portfólio é uma maneira ótima de mostrar como é seu trabalho na prática, mesmo que ele não corresponda a um nível profissional, dá para achar um jeito de montar um:

  1. Se você trabalha com escrita independentemente da área, monte um blog, contribua para wikis, escreva resenhas em sites sobre o seu assunto, escreva textos e anexe-os a emails para empregadores ou leve-os com você na hora da entrevista.
  2. Se você trabalha com comunicação, atendimento, eventos, faça um vídeo no youtube falando um pouco de você e sobre as coisas que deseja fazer em sua vida profissional.
  3. É designer, artista plástico? Fotografe suas obras, filme o processo da obra, monte um tutorial de seu trabalho, contando desde a inspiração até a hora que decidiu colocar as mãos na massa.
  4. Tem vergonha de falar sobre você em vídeo? Entreviste pessoas que contrataram seus trabalhos, peça para que elas escrevam depoimentos sobre seu profissionalismo, isso conta mais que uma carta de apresentação.

Não estou falando que temos que dispensar o currículo, mas sim que ele pode e deve vir com mais traços subjetivos do que simplesmente aquilo que você fez em sua vida profissional, certo?

Hoje em dia temos vários sites que ajudam a colocar o currículo online de forma gratuita e redes sociais como o ikwa ou linkedIn que associam seu histórico profissional em formato de rede social. Se você quer trabalhar com mídias sociais, é bom ter uma conta no Me adiciona e inserir esse dado em seu currículo também.

Temos que nos lembrar que cada vez irão surgir novas profissões no mercado, e quanto antes convencermos os gestores e headhunters que servimos para as vagas olhando nosso perfil e currículo, mais será fácil a chance de se ter uma entrevista e uma oportunidade de ingressar na empresa desejada.

Outra dica legal é ter sempre o foco daquilo que deseja fazer, procurar os diferentes nomes que as empresas dão para o cargo pretendido, listar as empresas que gostaria de trabalhar e ir atrás (mesmo que não haja anúncios de vagas), porque muitas vezes as empresas não se dão conta que vão precisar de alguns serviços que só você pode oferecer até que você apareça sob os olhos deles.

Espero que o post ajude vocês leitores na caçada de um novo emprego, a blogueira no momento vive essa caça, e quis mostrar caminhos novos para conseguir um lugar ao sol. Algumas dicas foram tiradas do livro “Como conseguir um emprego e descobrir sua profissão ideal – Qual a cor do seu pára-quedas?” de Richard N. Bolles. Para quem tem twitter, fiquem atentos às vagas que surgem por lá, seu cv é encaminhado diretamente para quem está procurando  preencher a lacuna e não segue intermédio de nenhuma agência, ou seja, garantia de que ele será visto.

Boa sorte! =)

Anúncios

Ações

Information

One response

15 01 2010
Tóin

Muito boas as dicas, especialmente porque defendo a maior exposição dos traços subjetivos de um candidato, que, quem conhece como funciona o sistema de ensino e o cérebro das pessoas sabe que nem formação profissional nem título de Ph.D são o lado positivo de alguém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s