Identidade pública

7 10 2009

Com o crescimento das redes sociais, dos orkuts da vida e todo o tralálá, muita gente faz cadastro a banca rota e mal sabe aonde está pisando ou navegando – segundo o bom internetês – por conta disso, a gente coloca no poderoso Google nosso lindo nome, e saímos em sites que nem sabemos como fomos parar por ali (no meu caso ontem, que meu perfil do twitter estava no twitter da Índia).

Ainda, tentando mascarar uma privacidade, os sites permitem que você “tranque” suas informações e mostre apenas para seus amigos, ou quem você permitir, mas de um jeito ou de outro, elas estão ali na internet. Se a conta de um amigo seu for hackeada, o cara for com sua cara, ele rouba suas informações e sai espalhando por aí, a internet nào é um porto seguro, fato.

Por isso, famosos como a Xuxa, tentam processar sites como o twitter achando que eles são os responsáveis por permitir que haja barracos virtuais incluindo o nome deles, sendo que o único responsável por qualquer informação sua na rede, é você mesmo. Não sei o quão difícil é para as pessoas entenderem que tudo aquilo que você fala, age, ou expressa pode ser usado contra e a seu favor, em qualquer meio de comunicação, e até nos mais antiquados, como a fofoca entre vizinhas em cidades com menos de 10 mil habitantes.

Mas, poxa, no termo de uso de tal site, prometia que seria protegido todas as minhas informações… sim, mas nenhum site é 100% isento de erros, ou de pirataria, lembra do dia que o Google parou? Muitos usuários forma expostos, e aí, quem é totalmente responsável por aquilo qye vai sair sobre você, mesmo com juramento na bíblia, é sempre você mesmo.

People don't change, and everybody lies.

People don't change, and everybody lies.

A gente acaba criando uma identidade pública na internet, nada é privado, você monta aquilo que deseja mostrar ou ser, posta as melhores fotos no orkut, seleciona as pessoas que vai seguir no twitter, escolhe as comunidades e testes que fará no facebook, mas de qualquer forma, direta ou indiretamente, são informações sobre você, até o Dr. House é capaz de descobrir o tipo de doença que você tem através de testes no facebook, ou o CSI descobrir o crime que você cometeu lendo seus tweets, e não estou só brincando, tudo é material.

Portanto, caro e adorado leitor, até sua entrada aqui no blog é rastreada, seu comentário leva o número do seu IP, dependendo da onde você clicou, ou pesquisou alguma tag, sei como você veio parar aqui, e não, por favor, não se assuste, esse bicho se chama internet, e se você quer ficar totalmente isento de ser encontrado pelo mundo, vá para ilha de Lost.

Não escrevi o post brava não, nem inconformada, mas acho que é legal saber que por onde você clica nesse mundo de bites, e gigas, e o diabo a 4, você é registrado, e que muitas vezes dá para usar isso a seu favor, e não contra. Todos os dias leio emails de usuários que dizem que tal cadastro os prejudica na internet, então caros, por favor leiam os termos de uso, saibam usar aquilo em que se registram.

Recado dado, quem avisa amigo é!

Beijos a todos! #Meliga

Anúncios

Ações

Information

2 responses

8 10 2009
sil

hey beauty,

Noossa que meda deta tal de rede mundial,hahahha
Eu recomendo que se voce matou alguém não saia contando no twitter,hahaha, mas falando sério, ninguém está imune ao ataque dos rakers, não existe nada cem por cento seguro, e hoje desde que voce nasce está na rede querendo ou não.
Isso sem falar nas filmagens, cartão de crédito,etc,etc…
Então concordo contigo, menos na parte do lost, porque para chegar lá voce ia ter de comprar uma passagem de avião….
beijo grande, muita saudade.

13 10 2009
elton

Pode deixar, vou olhar bem antes de clicar….

Só não sei se faço uma limpa no meu orkut/facebook ou se deixo…

Ai ai…

Ah, falando nisso você conhece um filme que chama Violação de privacidade? (the cutter)… vale baixar e ver… =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s