Das coisas que eu sei

25 09 2009

A coisa mais legal da minha faculdade esse semestre é a optativa de literatura infantil, porque a carga de leitura até pode ser grande, mas é mais simples. Bom, pelo menos até onde eu achava que era. Agora, leio os livros com olhos de crítica, com a mente de adulta, e vejo por exemplo, nas Caçadas de Pedrinho, coisas que quando era criança não percebia.

Nessa matéria também, tenho ciência de que nada do que é escrito para crianças é isento de alguma lição moral, social, educativa… qualquer informação que a ajude a entender ou fazer parte do mundo.  Ou então, a inseri-la forçadamente em nosso mundo de regras esquisitas =)

O ruim é ir descobrindo na aula que grande parte da base moral que tenho foi ensinada de maneira subliminar nos livros, que eu tenho que saber dividir minhas coisas, que gente que estuda vence na vida, que quem luta consegue aquilo que quer, que eu tenho que confiar na política do meu país (mas, isso os jornais tratam de desmistificar todos os dias). Das coisas que eu sei, eu fui ensinada a saber… assim, primeiro eles me fizeram saber, para que eu mais tarde só, fosse compreender, entendem?

É a mesma coisa outro dia, eu ficando inconformada que uma pessoa não sabia o que era URL e eu assim: – Odeio essa pseudo inclusão digital!, daí meu chefe depois de rir também, me pergunta: – E você sabe?, sim eu sei o que é uma URL. Mas, não sabia dizer a sigla. Ou seja (cerveja), saber eu sabia, mas não compreendia: Universal Resource Locator, a sigla faz todo o sentido, eu sabia o que era, sabia como usar, mas não sabia explicar o que era. Tá certo que tem coisas que a gente aprende uma vez e depois esquece, mas não adiantou muito a minha inconformidade.

Depois, voltando de viagem no domingo estava eu com as primas do meu namorado e elas ouvindo músicas dos novos teens da Disney, e eu perguntando: – Quem é essa aqui? Ah, é amiga daquela cabeçuda?, ah o nome da cabeçuda é Selena Gomes? Putz!, ou seja (mais uma vez), coisas que eu sabia quando era pré adolescente e que já não sei mais hoje, mas, que eu sei se me falarem e já não compreendo mais porque se gosta disso ou daquilo. Sem contar que senti pela primeira vez aquela coisa de que estou ficando velha, elas não sabiam quem eram os Hanson (antecessores dos Jonas Brothers), o toquinho dos Power Rangers (que gente, tem esse seriado até hoje) e nunca ouviram falar de pirocóptero!

Nem sempre a gente aprende e continua aprendendo hahah as vezes esquecemos, as vezes reaprendemos, as vezes desaprendemos, mas há sim a diferença entre saber e compreender, diria que em muita coisa na vida. E eu olho pro meu cachorro e penso, que ele sabe tão pouca coisa mas, não sei se ele compreende alguma, e isso não faz diferença nenhuma na vidinha dele, como eu adoro cachorro s2

Mais um ponto em que o ser humano é complicado. Alguém aí queria saber ou compreender mais?

See ya.

Ações

Information

3 responses

28 09 2009
sil

hey beauty!!!!!!!!!!!
hahahahaha, bem vinda ao mundo dos adultos,hahahaha
Olha, eu já passei pelo Hanson, New kids on the block, Beach street boys, e agora estou na Hanna Montana….isso sem falar nos Pokemons,Digimons, Naruto, e essa japonesada toda,hahahaha…O bom de ter filhos aborrecentes, é que voce fica atualizado,hahahaha Agora uma pergunta, o que é pirocóptero?Não seria girocóptero, aquele que era um pirulito??Falar nisso já ouviu falar no Dip’nlink?Aquele pirulito que vinha com um saquinho de suco em pó,hahahhaa ô coisa horrível aquilo….:) Ah, e aprender nunca é demais.

bjs

2 10 2009
Pirata Alma Negra

Quanto aos livros, tenho uma opinião muito contrária a que os colégios tem. Que deveriam colocar livros mais atuais e de fácil leitura para despertar o prazer dela para ai sim passar para os já batidos (e antigos) que temos de ler no colégio.

Curiosidade: Sabia que tem bem umas 16 versões de Power Rangers? Coisa de louco!

Voltando… Quanto a saber das coisas e não dar total atenção a elas é questão de seletividade de informação. Exemplo disso é você não conhecer os atuais teens da Disney e etc, pra mim é tudo lixo cultural e por eles não me interesso, fora que numa mesa de bar não vai rolar High School Musical né? 😛

Ah, e quanto a URL, o que importa é você saber o que é, o resto serve a título de curiosidade.

Bjo

6 10 2009
Rita

Ola vim retribuir sua visita ao meu blog…e dar uma xeretada no seu…bj~so

Deixe um comentário

