Reformulações

16 07 2009

Hoje eu reformulei a minha página de “Sobre” aqui no blog, achei que ela merecia uma cara nova, com mais informações sobre o rumo de “O Basculante” e sobre quem sou eu, para onde vou e como fico. =)

Conversando com amigos, andei notando que uma grande maioria das pessoas está insatisfeita com o rumo profissional que tem levado, até mesmo eu ando surtando às vezes. Mas, o mercado de trabalho está diferente, fato.

Não temos mais as velhas profissões de antes, temos carreiras novas e em desenvolvimento. Não é mais preciso ser médico, advogado ou engenheiro para ser alguém de respeito. O problema é no meio dessa desenvoltura achar um caminho na qual você possa crescer, e isso é uma tarefa que não é fácil e que muitas vezes demora para acontecer.

O problema da questão é saber se aquilo que você gosta dá dinheiro… WRONG! quando se acha aquilo que realmente se quer fazer é o desempenho e o trabalho que vão garantir o sucesso, sei que meu exemplo é um pouco medíocre, mas de qualquer forma é só um exemplo mesmo. Suponhamos que você sempre tenha gostado de servir, de arrumar as coisas, de incrementar o espaço, daí sem estudos você acaba virando garçom. O que te impede de após isso juntar uma grana, fazer um técnico ou um curso no SEBRAE e abrir uma firma que aluga garçons? Ou abrir uma escola que ajude na formação de garçons, copeiros, etc?

Acho que o que falta nas pessoas é foco e empreendedorismo, é parar de colocar na frente suas limitações e tentar ver como se pode crescer com aquilo que tem. No começo, tudo é difícil, as pessoas vão mesmo pensar em desistir, mas quem quer vencer mesmo consegue, podem verificar várias biografias de pessoas que vieram do nada e hoje são realizadas.

Trabalho não é algo ruim, alguma hora deve-se dar duro para conseguir ir além, é humano se cansar e querer desistir, mas que graça a vida teria se fosse tudo tão fácil?

Ações

Information

4 responses

17 07 2009
The tone

Gostei das mudanças…
Estava viajando e não comentei os últimos posts, mas li todos e como sempre fico contente de ver a qualidade com que você faz uma observação do que está acontecendo no mundo de hoje.
AInda que discorde de algumas opiniões, principalmente nesse post sobre o mercado de trabalho, acho que a froma como você expõe argumentos e conversa com várias esferas dá froça ao seu texto.
Parabéns!
=*

18 07 2009
mmurtas

É sempre gostoso ler os teus posts, van!
Inclusive, estou desenvolvendo um com base nesse seu aq. Vou acabar fazendo um link.

Concordo com algumas das colocações aqui feitas, mas outras eu acho um pouco “utópicas”, como a questão de falta de empreendorismo das pessoas, que você fala.
Se agente for pesquisar, devem existir diversos fatores que limitam os muitos milhões de pessoas de se aprofundarem em suas profissões ou de virarem empreendedoras, sejam estes fatores culturais – pessoas com medo de se arriscar a investir dinheiro em algo que pode não dar certo, ou o próprio comodismo a lá “Macunaíma” -, ou do próprio sistema concorrido…

Fato é que se fosse algo minimamente simples, nós teríamos uma considerável parcela percentual da nossa população realmente buscando alternativas e meios de melhorar de vida.

Existem sim pessoas que se aventuraram e se deram bem. Mas quantas são essas?

Outro fator, é que a educação é crucial para que as pessoas tenham uma noção concreta de que existe espaço/possibilidades para melhorias.
E por aí vai.. =)

18 07 2009
sil

hey linda,

Tenho tentado comentar seus textos, mas a tecnologia não tem colaborado muito comigo, hahahaha
vou ter que concordar contigo que profissão hoje em dia é coisa em constante mutação.O pior é que eu acho que isso só tende a piorar.Porém, acho que o principal é se especializar em algo, não importa a área.Outro dia levei meu dog na veterinária, e ela me pediu uma série de exames(bons tempos em que ter um pet se resumia a comprar ração e vacinas) aí eu descobri que cada exame tinha uma clínica especializada, muito chic!!!Tem até psicólogo!Daí o negócio é escolher o que mais te agrada dentro da área que voce escolheu e fazer o melhor.Certo?
bjs
sil

2 08 2009
Eric Fer

Oi, Vâniaaaaa !!! 🙂

Passando pra deixar registrado que ficou ótimo sua página ‘Sobre’. Como sempre você é muito eloquente e bem-humorada.

Show de bola !!! 😀

Deixe um comentário

