Camiseta e jeans, yeah!

8 06 2008

Como todo post tem inspiração originada de alguma matéria, ou assunto contemporâneo, este não deveria deixar de ser exceção. Estava eu lendo a revista Offline, que aliás é umas das poucas revistas das quais a gente lê todas as matérias, quando uma me chamou a atenção.

O título era: “Para sempre camiseta”, o texto conta como a camiseta tornou-se uma peça de roupa que vai além do uso propriamente dito. Antes usada debaixo de blusas e camisas, como roupa de baixo, ela surgiu como símbolo de rebeldia em 1950 quando John Wayne e Marlon Brando apareceram em público usando apenas ‘essa roupa de baixo’. Em 1955 com o filme “Rebel without a case” (Juventude Transviada) James Dean afirmou esta como símbolo de rebeldia. Outra história citada tem ligação com o exército dos Estados Unidos, os soldados necessitavam de uma roupa leve e confortável, e então a T-shirt foi criada para entrar em cena, lá por meados dos anos 40.

O mais legal dessa peça de roupa não é apenas seu formato simples ou seu conforto mas, o que as estampas e tecidos representaram para nossa história e nossa cultura. Várias tribos, movimentos, grupos, todos usam as estampas e cortes possíveis para se destacar dentre milhares, as pessoas escolhem a camiseta para passar uma imagem de sua personalidade para o mundo. Hoje em dia aposto que todas as pessoas possuem no mínimo umas 8 a 10 camisetas na gaveta, variando para as mulheres no estilo baby look.

E assim como o arroz tem o feijão, a batata frita o ketchup, e os casais dos filmes clássicos tem uns aos outros, a camiseta acha seu companheiro, o jeans. Este também com sua história, tão simples quanto. Na época da descoberta do oeste nos Estados Unidos muitos mineradores necessitavam de roupas resistentes para os dias de trabalho nas minas, foi então criado um tecido que resistisse aos trancos e barrancos, e que fosse de um preço acessível à população.

Ainda assim há pessoas que crêem que a moda, as roupas, os acessórios não dizem nada para mundo e nem fazem parte da cultura que temos hoje. Para finalizar, vou deixar os links de lojas com camisetas legais, e ainda o endereço de uma loja que salva sua camiseta velha e querida de guerra.

Links:

Nosense

Clube Retrô

Star Point

Levi’s

Endereço da loja que salva sua T-shirt: Customized, Av, Angélica, 1365.

Anúncios

Ações

Information

5 responses

9 06 2008
WiLL

eu usaria camiseta todos os dias! hauahuaha

agora, pensar nela como roupa de baixo… estranho comparar uma camiseta com uma cueca… =P

enfim… dexa eu ficar quieto! hauahuaa

beijinhos!

15 06 2008
Maira

Oi Van Van!!!!!!!!!!!!!!

Muita saudade mesmo!!!!!

Que legal você ir no meu blog!!!! e falando nisso, adorei o seu… adorei seu texto, que aliás trata-se de uma matéria que eu li também e por sinal, adivinha… sim ADOREI… a matéria sobre o início de um livro também achei bem interessante, e você, gostou dela tanto quanto a das camisetas????

E realmente, esta revista é demais!!!

Beijos Van Van… darei sempre uma espiadinha por aqui!!!

17 06 2008
Elton

Vania!
Muito legal este seu texto de caráter ensaístico. na verdade seu estilo se aproxima muito daqueles cativantes colunistas que trazem pra gente comentários e história de uma forma super light. Já conhecia a história do jeans , mas nao sabia que a camiseta tinha tido origem semelhante…

Não achei a ferramenta de reader do blogspot… vou continuar na busca hehehe!

Esperando ansiosamente pelo próximo post.
(ah, não seii se vai ter um post em inlgês tão cedo.. talvez algo antigo recuperado… estou numa fase bloqueada, ainda mais em inglês (vide chaplin tempos modernos) hehehe

1 08 2008
luizpintoferreira

Olá. Tudo bem Vânia?
Estava lendo o seu blog e achei essa tag, o que me chamou a atenção pq tb fazemos camisetas.
Se permitir, deixo aqui o site: http://www.trapochic.com
Se não quiser, fique a vontade para apagar, ok?
Abraços e tudo de bom.

31 08 2008
David Antunes

Massa o artigo.

Gostei da dica tambem sobre o site de camisa retro de futebol. Porem deixo a dica aqui de um site de onde comprei uma camisa do timão de 77 da qual não me arrependo. O endereço eh http://www.legends-retro.com

Abracao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s