Proporção áurea

13 03 2008
Quando estou a caminho da faculdade sempre passo por duas bancas de jornal, e a maioria das revistas que chamam a atenção exibem corpos e rostos de mulheres bonitas na capa, geralmente atrizes globais e modelos. Daí, a variedade de assuntos em cima disso é enorme: plástica, emagrecer, mudar o cabelo, dieta já, exercite-se, como se maquiar, etc etc.Ainda ri sozinha porque li um subtítulo: “11 segredos para perder X quilos em X dias”, poxa, se os 11 segredos estão publicados, não são mais segredos!
Pesquisas apontam que o Brasil gasta milhões na indústria da beleza, aliás, temos mais cirurgias plásticas acontecendo do que transplantes de orgãos. Recebi uma frase por email sobre o que disse Dráuzio Varella:

“No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres, do que na cura do Mal de
Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de seios grandes e velhos de pau duro, mas eles não se lembrarão para que servem.”
A frase é engraçada, mas é a pura verdade.

VitruvianoO que as pessoas buscam? Que perfeição é essa que vai contra as formas que a natureza lhes proporcionou? No Fantástico no dia 09/03/2008 foi ao ar uma matéria sobre as plásticas mal sucedidas de pessoas famosas, e o que achei interessante foi a relação feita com a chamada proporção áurea descoberta por Leonardo da Vinci, que basicamente afirma que se as medidas do rosto estiverem próximas da relação 1 para 1,618 – o equilíbrio – o rosto da pessoa está mais próximo da beleza perfeita.

Na matéria pela TV tivemos exemplos dessas medidas em rostos de pessoas famosas, mas na matéria disponível online só é possível acessar o texto. O que procuro com esse post é fazer com que os leitores pensem que beleza não é tudo, e embora corrigir uma imperfeição seja algo saudável, e que em muitos casos faça bem para a auto-estima, essa indústria só deve parar de crescer quando cada um souber o seu limite, pois a cirurgia plástica foi criada para corrigir imperfeições que na realidade ameaçam a saúde da pessoa.

Outro site que achei legal colocar nesse post é o My Heritage, aqui o internauta pode acessar o link de reconhecimento facial e colocar fotos dele e de amigos para compatibilidade com celebridades (não há brasileiros na lista), e ainda podem se cadastrar salvar as montagens e mandar para os amigos. Uma brincadeira que convença as pessoas de que, no fim, todo mundo tem algo em comum que o torna bonito ou charmoso. Só não levem os resultados muito a sério, é mais para diversão, afinal eu não me achei muito parecida com o Tony Blair =).

Anúncios

Ações

Information

3 responses

13 03 2008
Willian

Essa industria da magreza e da beleza é tão futil!!!

Melhor ver e conviver com uma pessoa inteligente e feia do q uma bonita e cabeça de vento!!!

13 05 2008
Maurício

É, pelo menos quem julga as pessoas apenas pela beleza tem um critério universal hehe xP

17 05 2008
Mandita

Pode existir um critério universal, mas até que ponto esse critério é confiável? Como julgar algo só pela aparência? não lhes parece superficial demais, pronto demais, alienador?
É tão facil se apegar a moldes pré-fabricados de comportamento e gostos, nos poupa o trabalho de pensar e julgar por nós mesmo, não?! Afinal, porque nos dar ao trabalho de testar nossas preferências, arriscar por algo fora do senso comum…é mais fácil seguir a corrente dos pensamentos prontos do aquário em que somos encerrados todos os dias, do que tentar conhecer o que há no ocenao do lado de fora…do que enfrentar a correnteza forte do desconhecido e/ou posto a margem !…
Enfim, conhecê-te a ti mesmo, poi no fim é só o que lhe restará!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s